terça-feira, 29 de novembro de 2022 - 29/11/2022 22:16:03
Como Empreender no Brasil

Você trabalha em um ambiente que não é sempre o mais motivador? Seja por conta das nossas tarefas, do nosso chefe ou do nosso ambiente de trabalho, às vezes é fácil perder a motivação. Sabendo disso, é importante saber qual a importância da motivação no ambiente de trabalho para manter a sua saúde mental em dia.

Explicaremos o que exatamente é a automotivação, por que ela é tão importante e como colocar em prática na sua vida profissional. Continue lendo para saber mais.

O que este artigo aborda:

O que é a automotivação?

A automotivação é um conjunto de estratégias e técnicas que podem te ajudar a alcançar seus objetivos no trabalho. 

Ela envolve o desenvolvimento de um senso de propósito e objetivo, a criação de metas realistas e alcançáveis, e o estabelecimento de um plano de ação para atingir esses objetivos. 

Esse conceito assume ainda maior importância quando trazemos para o campo profissional, Nosso rotina na empresa pode não variar muito, e isso pode ser monótono.

Qual a importância da motivação no ambiente de trabalho?
Pin It

Foto: Pexels

Assim, a automotivação também requer o comprometimento com o seu trabalho e a vontade de superar os desafios impostos pela sua rotina.

Por que é importante desenvolver a automotivação?

Sabemos que, às vezes, até mesmo o trabalho mais gratificante pode se tornar rotineiro e sem sentido. No entanto, é importante lembrar que a falta de motivação no trabalho pode ter um impacto negativo em nossa saúde mental. Se não estamos motivados, podemos facilmente ficar estressados, ansiosos e até depressivos.

Quando isso acontece, é importante lembrar que a automotivação é a chave para mantê-lo no caminho certo.

A automotivação no trabalho é uma ótima maneira de manter a moral alta e o foco nas suas tarefas diárias. Se você não a exerce,  acaba ficando preso às suas limitações e dificuldades, paralisado pelo desânimo e desestímulo, o que prejudica a sua saúde mental.

Se você estiver disposto a investir o tempo e esforço necessários para se auto-motivar, você terá mais chances de alcançar seus objetivos.

Os benefícios de um funcionário motivado para a empresa 

Se você é dono de uma empresa, ou atua no setor de Recursos Humanos, é importante saber quais os benefícios de lidar com funcionários motivados e com a saúde mental em dia.

Quando os colaboradores estão satisfeitos com seu trabalho, isso geralmente se traduz em menos faltas e atrasos, menor número de acidentes e mais segurança no trabalho. Além disso, a incidência de doenças relacionadas ao estresse diminui. 

Há também a tendência de que seja mais produtivo, criativo e inovador. Isso pode trazer novas ideias para a empresa e ajudar a mantê-la competitiva no mercado. Colaboradores motivados vestem a missão da empresa e trazem ganhos para a organização. 

Outra grande vantagem é que o funcionário passará a realizar suas tarefas com mais eficiência e atenção, o que pode resultar em um melhor desempenho da empresa.

O incentivo à automotivação e a colaboração de toda a organização para criar um ambiente saudável, pode contribuir para aumentar o envolvimento entre os colegas de equipe. Ações como estas ajudam a  criar um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo. 

Por fim, os funcionários motivados tendem a fazer um esforço extra para atingir as metas da empresa e superar as expectativas. Além disso, costumam ser fiéis ao seu emprego, diminuindo a rotatividade. 

Dessa forma, contribuem para o aumento da produtividade e da lucratividade, e contribui para uma melhor imagem da empresa perante o mercado.

Dicas práticas para exercer a automotivação no trabalho

Embora a automotivação possa ser desafiadora, é uma habilidade que todos podem aprender.

Se você está procurando maneiras de se motivar no trabalho, experimente algumas das seguintes estratégias:

1. Identifique o seu propósito

Primeiro, é importante ter claro o nosso objetivo no trabalho. Se não temos um objetivo claro, fica mais difícil ficarmos motivados. Portanto, pense bem sobre o que você quer alcançar no seu trabalho e trace um plano para chegar lá.

Lembre-se do porquê você está trabalhando e o que você espera alcançar. Isso pode ajudá-lo a manter o foco nos seus objetivos e mantê-lo motivado.

2. Encontre o seu equilíbrio

Certifique-se de que o seu trabalho está alinhado com os seus valores e que você se sente bem com o seu papel na empresa. 

Se você não estiver satisfeito com o seu trabalho, vai ser mais difícil se sentir motivado. Nesse sentido, pensar sobre a elaboração de um plano de carreira futuro pode ser uma boa medida a ser tomada.

3. Crie uma rotina de trabalho.

Encontre um horário de trabalho que funcione para você e crie uma rotina consistente. Isso pode ajudá-lo a se sentir menos sobrecarregado e mais produtivo. 

Entretanto, lembre-se de não traçar metas ou uma rotina extenuante, que você não conseguirá cumprir e trará mais frustrações do que ganhos. O importante é alinhar essa expectativa de dia a dia com a sua realidade.

4. Saiba o que te deixa motivado

Seja recompensado por um trabalho bem feito, valorizado pelos seus esforços ou simplesmente sinta-se bem consigo mesmo. Lembre-se do que te deixa motivado. Isso pode ajudá-lo a superar os desafios do dia-a-dia.

É importante ter em mente que a motivação vem de dentro. Portanto, procure maneiras de efetivar essa auto recompensa ou de trabalhar o seu ânimo para buscá-la. Isso pode incluir ouvir música motivacional, ler histórias ou simplesmente ter uma atitude positiva.

5. Tenha um plano de ação

Se você sabe o que precisa fazer para alcançar seus objetivos, será mais fácil manter-se no caminho certo. Crie um plano de ação e siga-o para manter o foco e a motivação.

6. Envolva-se com a sua comunidade. 

Encontre maneiras de se envolver em sua comunidade e se conectar com outras pessoas que compartilham os mesmos interesses. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais realizado e menos isolado no seu trabalho.

Além disso, a criação de vínculos sociais no ambiente profissional também contribui para estreitar relações pessoais, tornando a rotina menos monótona, por meio da interação com outros colegas, que talvez passem pelo mesmo que você. 

Você já sabe o que fazer

Finalmente, é importante reforçar que a automotivação não é um processo fácil, às vezes, vamos ter que lutar para nos manter motivados. 

No entanto, se nos esforçarmos para manter a motivação, vamos ver os benefícios em nossa saúde mental e no nosso trabalho. É um passo que precisa partir de nós mesmos para que funcione. 

Por fim, se você quiser saber mais sobre qual a importância da motivação no ambiente de trabalho, veja o vídeo do canal Vida Melhor.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Pode ser do seu interesse