quarta-feira, 30 de novembro de 2022 - 30/11/2022 04:37:50
Como Empreender no Brasil

O empreendedorismo no Brasil parece ser algo novo, mas ele sempre existiu, mesmo que de maneira mais branda. No entanto, o país começou a obter grandes projetos empreendedores no final do século XVII.

Quando a Primeira Revolução Industrial Europeia chegou no Brasil, houve a necessidade de construir as principais infraestruturas de transporte e escoamento de mercadorias. Nesse caso, um personagem surgiu: Irineu Evangelista de Sousa, conhecido também como Barão de Mauá.

Pensa em empreender no Brasil? Siga lendo nosso post para saber sobre a história do empreendedorismo no Brasil!

O que este artigo aborda:

No século XVII: desenvolvimento de grandes projetos

Irineu, mais conhecido como Barão de Mauá, é conhecido por seus vários projetos comerciais, como a produção de engenhos de açúcar e propostas mais inovadoras para a época. Como por exemplo, a primeira ferrovia brasileira, que fica em Magé no estado do Rio de Janeiro. Além dela, Irineu também lançou em 1856 a primeira rodovia pavimentada do Brasil, localizada entre Petrópolis e Juiz de Fora.

Depois de um tempo, diversos empreendedores deixaram sua marca na história do país. Nos anos 90, época pós-ditadura e com a abertura econômica, também foram bem marcantes para o Brasil. Aconteceu a chegada de capital estrangeiro e com isso o crescimento da competitividade, e foi dessa forma que a cultura empreendedora expandiu no Brasil.

Nos anos 90: comece pequeno para se tornar grande

Nos anos de 1990, Luiz de Queiroz, se tornou um dos maiores empreendedores. Luiz foi considerado o pioneiro do agronegócio brasileiro e forte incentivador da pesquisa científica no ramo. Fundou a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), que hoje em dia pertence à USP (Universidade Pública de São Paulo).

Outro importante nome é Attlio Francisco Xavier Fontana, fundador da Sadia, empresa que muitos anos depois foi criada à Perdigão e tornou-se a renomada BR Foods. Ainda no setor alimentício, também se destacou Valentim de Santos Diniz, um dos criadores da rede de supermercados Pão de Açúcar.

O projeto, lançado como uma doceria, com o tempo se tornou um grande conglomerado de supermercados e demais empreendimentos. Sua ideia de negócio causou uma revolução no varejo com novos jeitos de atendimento ao cliente. Seus métodos de vendas e gestão influenciam até os dias de hoje os padrões de consumo e comportamento do nicho.

José Ermírio de Moraes foi outro grande nome. Quando se casou com a filha do proprietário da fábrica de tecidos Votorantim, tornou-se líder da empresa. Depois, ele a expandiu para diversos ramos no país. A atual Sociedade Anônima Votorantim encontra-se em diversos nichos além do têxtil, como metalurgia, siderurgia e produtos químicos.

Desafios de empreender no Brasil

A situação empresarial atual, incluindo o Brasil, é caracterizado por uma forte competitividade. Só os mais fortes sobrevivem nesse momento tão difícil.

Burocracia

Um dos primeiros obstáculos encontrados pelo empreendedor é a burocracia. O investimento no país é dificultado por custos operacionais imensamente elevados. O Brasil possui uma estrutura pública complexa em que o esperado é que empresário utilizem serviços públicos para diversos procedimentos.

Essa exigência é cara e demorada, o que acaba limitando o tempo de um empresário para se concentrar nas questões mais fundamentais de começar um negócio.

Setor imobiliário

Ademais, o ramo imobiliário no Brasil é caro. Por isso, as condições fundamentais para começar um negócio, como o aluguel de um escritório, irão custar um bom dinheiro. 

As leis burocráticas exigem que os empreendedores que estão começando façam um depósito antecipado ou achem um fiador local antes de alugar um escritório, e como grande parte das pessoas não querem ter fiadores, o processo de abertura de uma empresa fica mais complicado. 

Vantagens de investir no Brasil

Como sabemos, há algumas desvantagens de investir em nosso país, como burocracia, taxas, impostos, corrupção e complicado acesso a financiamento. No entanto, mesmo com os desafios ainda temos também as vantagens.

Isonomia

O Brasil é considerado um país burocrático, complicado e caro olhando pelo lado tributário. Mas as normas são as mesmas para todos, não é algo anormal. Isso quer dizer que você e seus concorrentes tem o mesmo gasto com taxa de impostos. Por isso, concentre-se para realizar um bom trabalho. 

Ademais, diversos países, como o Brasil, seguem tentando diminuir ou eliminar dificuldades para empresários, como por exemplo, os métodos burocráticos e pontos de transparência, ausência de informações precisas e procedimentos demorados.

Valorização do investimento

O financiamento é complicado e isso é uma realidade. No entanto, com dinheiro no Brasil é possível fazer bem mais do que em outros países.

Por fim, se você quer saber mais sobre o empreendedorismo no Brasil, veja o vídeo do canal Mundo Motivacional.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Pode ser do seu interesse