sexta-feira, 2 de dezembro de 2022 - 02/12/2022 15:28:47
Como Empreender no Brasil

Mesmo que não tenha uma fórmula mágica de como empreender, qualquer pessoa pode ir atrás para trilhar esse caminho. Mas, é necessário fazer um planejamento condizente com sua realidade. 

O empreendedorismo tornou-se uma opção interessante para diversas pessoas, mas só se destacam aquelas que se esforçam para atender bem e tem um ponto de vista inovador. 

O que este artigo aborda:

Como empreender do zero e com pouco dinheiro?

Caso tenha calculado e chegado à conclusão de que não possui uma quantia alta para investir em seu negócio, não se desespere, pois isso não impede que você empreenda. Hoje em dia há algumas formas de iniciar um negócio com pouco dinheiro e, uma delas, é começar um e-commerce.

Investir em um comércio eletrônico é uma ótima saída, desvendada por vários empreendedores iniciantes, para ter sua independência financeira ou complementar sua renda atual. 

Para começar uma loja virtual não é preciso um grande investimento financeiro. Os principais investimentos nesse ramo são: dedicação, planejamento e esforços de divulgação. Há, inclusive, maneiras de começar a atuar com vendas pela internet sem nenhum investimento inicial.

Veja nosso passo a passo de como iniciar seu e-commerce:

1. Faça uma pesquisa de mercado

Primeiramente, é necessário estudar o mercado em que se pretende inserir. Confira todos os detalhes, como quem são seus principais concorrentes, quais são as exigências desse mercado, as demandas que já estão sendo atendidas pela concorrência, como estão sendo feitos esses atendimentos, quais as demandas que ainda não possuem atendimento, entre outras questões.

Quando for planejar, não tenha pressa. É necessário entender o máximo que puder do mercado que irá trabalhar, pois esse entendimento será essencial para começar sua operação, bem como conseguir organizar suas técnicas de divulgação e vendas.

2. Planeje seu negócio

Pode parecer monótono, mas é fundamental: planejamento é a alma de qualquer tipo de empreendimento. Não se esqueça disso ao pensar em como empreender.

Depois de ter pesquisado bastante sobre o mercado no qual irá atuar, será preciso colocar todo o planejamento do seu negócio no papel.

Deixe bem elaborado como será sua empresa, qual tipo de serviço será prestado, quais valores entregará para seus clientes e quem serão esses clientes. Saiba escolher seu público-alvo, bem como, os modos que você poderá chegar até seu público para apresentar seus serviços ou produtos.

3. Invista em um loja sem estoque

Visto que estamos falando sobre como começar um negócio do zero e com pouco investimento, essa é uma questão importante. De fato é possível começar um e-commerce sem estoque e há algumas maneiras de fazer isso.

A primeira, e mais usada, é por meio da modalidade dropshipping. No dropshipping, o empreendedor atua com o estoque do sistema logístico de outras empresas, às quais fecha parceria. Isto é, nesse contexto, o e-commerce funciona como um intermediário entre fornecedor e clientes.

A prática de divulgação e de vendas acontece ainda assim, porém não é necessário que o vendedor se preocupe em investir em estoque, ele faz a divulgação dos produtos, faz a venda e então, o fornecedor fica responsável por separar, embrulhar e entregar o pedido ao cliente, em nome do vendedor. 

Outra forma de começar suas vendas online sem estoque é fazendo um cadastro como afiliado de alguma marca. O afiliado faz a divulgação e vende produtos de outras marcas, e ganha comissão por cada venda efetivada. Entretanto, nessa modalidade, o empreendedor não consegue criar sua própria marca, pois estará trabalhando com os produtos ou serviços de outras marcas, como um tipo de ‘franquia digital’.

Seja por meio de dropshipping ou como afiliado, de acordo com o que vimos, é possível começar no e-commerce hoje mesmo, sem ter um estoque.

4. Comece a vender pelas redes sociais

Outra maneira de iniciar as vendas pela internet e que não exige investimento inicial, é realizá-lo pelas redes sociais, criar um perfil para divulgação e comercialização de seus produtos e serviços.

Através dessa página, você consegue também desenvolver estratégias de marketing de conteúdo, produzindo materiais e conteúdos interessantes para seu público alvo. Essa prática indica autoridade sobre seu negócio e seu ramo de atuação, e contribui na construção da confiança do consumidor em seu e-commerce.

Criar perfis nas redes sociais também contribui no desenvolvimento do relacionamento com seu público-alvo, o que é um tópico bastante relevante nas vendas online.

Por fim, se você quer saber mais como empreender na internet do zero, veja o vídeo do canal Ecommerce na Prática.

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