quarta-feira, 30 de novembro de 2022 - 30/11/2022 06:07:52
Como Empreender no Brasil

Primeiramente, você tinha conhecimento que vários profissionais de enfermagem enfrentaram o empreendedorismo realizando negócios de sucesso? Empreender na enfermagem é visto como um caminho muito inovador e que gera lucro e crescimento profissional. 

Com ideias e os recursos adequados, é totalmente possível criar ou implementar negócios diferenciados no ramo da saúde, seja como renda principal ou extra.

O que este artigo aborda:

Empreender nesse ramo nasceu no cenário clássico 

Dentro dos centros de saúde, clínicas e hospitais, a enfermagem várias vezes assume tarefas de gestão estratégica. Como o monitoramento de materiais, de equipes e de leitos, além da limpeza e até escolha de recursos humanos.

Isto é, esse trabalho tão amplo afiou e desenvolveu a visão de vários profissionais. Avaliando carências e demandas do ramo, alguns enfermeiros já escolheram por explorar o mercado por conta própria.

Empreendedorismo não é só abrir uma empresa

Diferente do que grande parte das pessoas pensam, empreender não é necessariamente montar seu próprio negócio ou atuar com vendas.

Nesse cenário, o profissional de enfermagem pode empreender dentro do próprio local de trabalho. É o intraempreendedorismo, onde ele oferece um trabalho extra em outros ramos ou formas diferentes de realizar uma atividade rotineira.

Mas se a ideia for realmente desenvolver o negócio próprio, também existe diversas alternativas interessantes para desenvolver seu trabalho.

No entanto, é importantíssimo seguir o código de ética profissional e a legislação de saúde, além de sondar o mercado. Empreender na área da saúde é focar na inovação ou na melhora de serviços ou produtos voltados ao segmento,

Confira alguns exemplos do ramo da enfermagem que você pode iniciar seu empreendimento:

  • Suporte corporativo: trabalhar dentro de empresas com a segurança do trabalho, primeiros socorros, saúde do trabalhador, análises ergonômicas etc.
  • Cuidar de idosos: especialistas que realiza atendimento geriátrico focado na reabilitação e acompanhamento de pacientes.
  • Consultórios e clínicas de enfermagem: para atendimento mediante às competências regulamentadas do enfermeiro como: enfermagem esportiva, coach e estética, por exemplo.
  • Eventos educacionais: palestras educacionais em relação a prevenção de doenças, cuidados com o corpo e higiene, saúde mental, maternidade, entre outras ocupações.
  • Home Care: o especialista vai até a residência do paciente para realizar o atendimento.
  • Enfermagem pediátrica: para famílias que necessitam de tratamentos clínicos com crianças.
  • Treinamento, consultoria e auditoria: auxiliar profissionais e conduzir instituições de saúde em escolhas estratégicas e organizacionais.  

Desafios do empreendedorismo na área da enfermagem

Como profissional desse ramo, o enfermeiro deve estar sempre atualizado se desejar investir no próprio negócio. O mercado é bastante competitivo e requer conhecimento para alicerçar a oferta de serviços diferenciados. 

Dessa forma, expandir suas habilidades (soft skills e hard skills), irá fortalecer seu conhecimento e irá ampliar sua motivação e segurança no trabalho. É ir além do conhecimento absoluto dos procedimentos, ambientes, equipamentos e quadros clínicos na tratativa de um paciente.

Mas para alcançar o sucesso é essencial entender o mundo dos negócios, como logística, marketing, administração, gestão e contabilidade, além da aptidão de negociar e se relacionar com funcionários e clientes.

Sugestões para inicar com sucesso em um negócio na enfermagem:

  • Estude sobre o mercado que você quer investir e atuar;
  • Busque ter orientação de consultores que já atuam no mercado;
  • Saiba receber e aceitar críticas, pois as boas ideias aparecem a partir daí;
  • Seja confiante, não tenha medo de errar, assume os riscos e aprenda com eles;
  • Invista em cursos, treinamentos ou especializações em saúde e gestão;
  • Analise se cada nova ideia é financeiramente rentável;
  • Conheça seu público-alvo e que tipo de serviço o mercado exige;
  • Conheça seus concorrentes e se destaque entre eles;
  • Construa um plano de negócios com estratégia e objetivos claros;
  • Cultive o bom relacionamento com seus pacientes;
  • Desfrute bem do tempo, da liberdade, da autonomia e a flexibilidade do profissional autônomo.

Sem dúvidas, empreender na enfermagem promove uma grande realização pessoal para quem consegue fazer a diferença na vida do paciente. É um trabalho desafiador, mas muito gratificante. Então, acredite sempre no seu potencial para tirar os projetos do papel e fazer os seus sonhos se tornarem uma realidade.

Por fim, se você quer saber mais sobre como empreender na enfermagem, veja o vídeo do canal Enfa Paolla Furlan.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Pode ser do seu interesse