quinta-feira, 1 de dezembro de 2022 - 01/12/2022 01:46:55
Como Empreender no Brasil

O empreendedorismo na gastronomia é algo que está sempre em alta, pois esse modelo de negócio normalmente dá certo até mesmo em tempos de crise econômica. Afinal de contas, as pessoas até deixam de gastar com algumas coisas, mas não podem deixar de comer, não é verdade?

No entanto, para montar um novo negócio, não é suficiente dominar as técnicas gastronômicas e entender como fazer pratos e receitas saborosas. É necessário entender como precificar os produtos que serão vendidos, realizar um investimento em marketing, conferir as exigências das leis e outros aspectos.

O que este artigo aborda:

Vale a pena empreender na gastronomia?

O que eu posso te dizer é o seguinte: vale muito a pena ter algum tipo de empreendimento na gastronomia. No entanto, no momento de montar um restaurante é preciso optar com exatidão o tipo de culinária e a modalidade de negócio em que você quer investir. 

Ademais, um empreendedor também necessita considerar todos os desafios de como gerenciar um restaurante e lidar com a alta carga de impostos. 

De acordo com os dados apresentados pelo IBGE, desde 2008 os brasileiros estão modificando os próprios hábitos alimentares. 

Diversas famílias adquiriram o hábito de consumir comidas prontas ou comer fora de casa. Uma das razões desse aumento está relacionado à rotina corrida da população, principalmente em grandes centros urbanos.

Dessa forma, quem montou um empreendimento gastronômico nos últimos anos “surfou” nessa onda de consumo maior. 

No entanto, em cada época há um contexto diferente para o empreendedorismo na gastronomia, assim como no decorrer da pandemia do coronavírus.

Para que você tenha sucesso no empreendimento no ramo gastronômico, diversas boas práticas necessitam ser executadas. Abaixo, confira as principais delas.

Tenha um pensamento inovador

Como em qualquer outro ramo, é necessário que você ache alguma forma de se diferenciar dos seus concorrentes. Para que isso aconteça, não há uma receita de bolo, mas sim bastante estudo.

Se você montar uma tapiocaria, por exemplo, necessitará conferir o número de estabelecimentos desse tipo que há na sua cidade e se as pessoas estão procurando por esse tipo de restaurante, por exemplo. Dessa forma, baseado nos dados, você irá precisar inovar para chamar atenção do seu público-alvo.

Foque no bom atendimento

Seus pratos podem ser os mais deliciosos do mundo, mas se o atendimento for ruim, as pessoas não vão se sentir confortáveis no seu restaurante. 

Afinal de contas, ao ir lanchar, almoçar ou jantar, não se almeja somente sanar uma necessidade fisiológica, mas sim viver um momento agradável.

Portanto, todos os recepcionistas, garçons, atendentes e outros profissionais precisam ser bem educados e prestativos. Nas redes sociais, por exemplo, é necessário responder às interações com cordialidade. 

Atente-se para as normas

Antes de montar um negócio no ramo da gastronomia, é importante que você fique ligado às normas fiscalizadoras. Consulte a Vigilância Sanitária, o Corpo de Bombeiros e todos os órgãos competentes que fiscalizam os locais em seus municípios.

Pense bem na localização

Não adianta nada você investir bastante em um negócio novo se as pessoas tiverem dificuldade de acessar ele. Por esse motivo, também é preciso pensar bastante onde irá ficar localizado seu empreendimento. 

O mais apropriado é que você consiga abrir seu estabelecimento em um lugar em que tenha grande circulação de pessoas, que tenha fácil acesso ao estacionamento e uma ótima acessibilidade para todos.

Inspire-se em quem já alcançou o sucesso

Para abrir um empreendimento na gastronomia, não há nada mais inspirador do que conhecer quem já alcançou o sucesso no ramo. Por essa razão, busque saber sobre a história de empreendedores como Robinson Shiba do China in Box, Alberto Saraiva do Habib’s, Colonel Sanders do KFC ou qualquer outra pessoa que tenha empreendimento nesse ramo que você se identifique. 

Se você seguir nossas sugestões, alcançar o sucesso no empreendedorismo na gastronomia será bem mais simples. Por isso, coloque em prática esses conhecimentos e tire suas ideias do papel. Acredite no seu potencial.

Por fim, se você quer saber mais sobre o empreendedorismo gastronômico, veja o vídeo do canal Marcelo Politi.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Pode ser do seu interesse