quarta-feira, 30 de novembro de 2022 - 30/11/2022 01:01:18
Como Empreender no Brasil

Por bastante tempo, fazer um curso na universidade era sinônimo de status social e de uma carreira de sucesso, mas as coisas não são bem assim. Nos dias de hoje, as pessoas conseguem ser bem-sucedidas sem ter um curso superior, da mesma forma como se formar na faculdade não é a garantia de que você terá uma boa vaga de emprego. Mas, eis a questão, qual a melhor opção, fazer faculdade ou empreender?

A resposta é: depende. Mas não fique preocupado, vamos te ajudar a entender melhor as vantagens de cada uma dessas alternativas. Dessa forma, você poderá escolher qual caminho trilhar. Bora lá?

O que este artigo aborda:

Situação do mercado de trabalho

Antes de mais nada, é relevante ter uma ideia geral do nosso mercado. O empreendedorismo está em alta no Brasil e esse é uma atitude esperada, principalmente, em épocas de rescisão, como estamos vivendo atualmente.

Um estudo do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) evidencia que o Brasil deve chegar ao maior patamar de empreendedor iniciais dos últimos 20 anos, com cerca de 25% da população adulta envolvida em um novo negócio.

Uma das causas possíveis é a ausência de emprego formal, mas também a procura por uma vida profissional com mais autonomia e liberdade. Como esperado, essa mesma falta de oportunidades formais prejudica muito os recém-formados que estão querendo entrar no mercado de trabalho.

A questão também é que vários cursos universitários não são atualizados e com isso acabam não condizendo com a realidade que o mercado exige. Vários alunos se formam pensando que só o que eles estudaram já seria o suficiente para entrar no mercado, mas depois veem que não é bem assim. É cada vez mais normal que alunos e recém-formados necessitem procurar cursos complementares para se tornarem competitivos.

Contudo, não é certo falar que a faculdade não dá retorno. Se você se torna um profissional completo e qualificado, com muitas experiências ao longo da formação, como estágios e cursos, é possível ser contratado por uma ótima empresa. Só tenha em mente que isso não é garantido. 

Agora, vamos entender melhor sobre os benefícios de cursar na universidade ou empreender.

Benefícios de fazer faculdade

A faculdade é um ótimo caminho para quem deseja ser um profissional empregado por uma empresa e crescer na sua profissão, chegando a um cargo melhor e tendo um bom salário. De fato, ter um curso superior no currículo as chances aumentam para ser contratado, já que as empresas precisam de profissionais capacitados em certos ramos.

Outra questão a ser refletida é que você terá um patrão, ou um mentor, que irá te dizer o caminho a ser seguido, bem como irá ensinar diversas coisas que as universidades não ensinam. Se isso for uma vantagem para você, fazer faculdade é uma ótima ideia.

Somente tenha em mente que conseguir um emprego bom não será algo tão simples.

A cada dia a faculdade tem sido acessada por uma quantidade maior de estudantes – e isso é excelente, mas também aumenta a concorrência no mercado, forçando as pessoas a serem cada vez mais completas e, em diversas situações, terem que desempenhar atribuições extras.

Outra vantagem que precisa ser considerada é a segurança de ter um salário definido chegando todo mês no seu bolso. Essa é uma questão importante para grande parte das pessoas porque permite que elas se planejem financeiramente e façam planos a longo prazo. E mesmo que sejam mandadas embora, o contrato CLT resguarda os trabalhadores com um valor para se planejarem enquanto não encontram outra forma de ganhar dinheiro.

As vantagens de se tornar um empreendedor

Se você não fica satisfeito com rotinas definidas e preza pela liberdade, seja geográfica ou financeira, empreender pode ser uma opção super interessante. Mas quem se arrisca nessa modalidade necessita entender que, provavelmente, será preciso trabalhar bem mais do que um CLT.

Empreender exige não apenas uma mudança na forma de pensar, mas também de comportamento, porque requer que o empreendedor tome várias decisões sozinho, além de ter que assumir várias fases do negócio, que vão desde de atendimento à contabilidade. Entende que, no início, tudo é mais complicado.

Em contrapartida, você poderá fazer seus próprios horários, ter uma agenda flexível, decidir quais dias irá trabalhar e será seu próprio patrão. Ademais, apesar de não ter um salário fixo caindo na conta todo mês, não tem um teto de ganho para você. Futuramente, será possível ganhar bem mais do que vários empregados formais. Seu lucro depende, principalmente, de você e do seu esforço.

Por fim, se você tem alguma dúvida entre empreender ou fazer faculdade, veja o vídeo do canal do Erico Rocha.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Pode ser do seu interesse