sexta-feira, 2 de dezembro de 2022 - 02/12/2022 15:29:42
Como Empreender no Brasil

Junto com a escolha de empreender sozinho, surgem incontáveis desafios. Então, se você quer lucrar com seu negócio sem fazer nenhum esforço, pode desistir da ideia, pois o que não falta é trabalho.

Por outro lado, você fica dependente da sua própria vida profissional e, caso faça uma gestão eficaz, há grandes chances de ganhar bem mais como empreendedor do que em um emprego tradicional. Parece uma boa troca, não é verdade?

Por esse motivo, preparamos um conteúdo para te deixar tranquilo. Aqui, separamos os 5 principais desafios de empreender sozinho para que você entenda como superá-los com eficácia. Confira abaixo!

O que este artigo aborda:

1. Organizar as finanças do negócio

Quem tem o negócio próprio não possui uma renda estável e assegurada todo mês, pois a remuneração depende da quantidade de vendas feitas. Por isso, o planejamento financeiro é uma exigência fundamental, pois tem o propósito de garantir o fluxo de caixa para manter as atividades de rotina, até que o empreendedor fature.

Mas como saber o valor necessário para isso? Na realidade, é complicado saber o valor exato, mas é possível ter uma noção. No caso de elementos digitais, esse cálculo é mais simples, pois você faz o produto apenas uma vez, fornece na internet e faz atualizações periódicas, enquanto itens físicos demandam produção frequente.

Imagine que você lançou um curso on-line sobre dieta suplementar. 

Nesse cenário, seu plano deve conter:

  • Quantia injetada na divulgação (site, criação de landing page, anúncios);
  • Gastos de produção (gravação, edição e equipamento);
  • Despesas pessoais (energia elétrica, telefone, internet e água).

2. Optar o nicho e o produto certo

Apreciar algum tema ou atividade não quer dizer que a pessoa é boa naquilo, e para ter uma empresa de sucesso é preciso ser realmente bom no que faz.

Algumas pessoas amam a tecnologia, mas não seria capaz de produzir um aplicativo com alta capacidade de engajamento e adesão, por exemplo. 

Então, ao invés de optar de maneira aleatória, faça uma lista de coisas que você aprecia e outra com coisas que você domina. A ideia é escolher o nicho de mercado conforme a lista com intuito de descobrir se ele possui demanda suficiente para garantir o lucro do empreendimento. De nada adianta fazer uma solução de alta qualidade se poucos consumidores manifestam interesse.

Para fazer o levantamento desses dados, temos o Google Trends, que mostra os temas mais procurados na web dentro de um determinado tempo. O indicado é buscas pelos últimos 12 meses para não errar em escolher demandas que apenas foram pesquisadas recentemente e que apresentam necessidades pontuais.

3. Lidar com a carga tributária

Um dos pontos mais desafiadores para empreendedores é a burocracia tributária brasileira, que é bem complexa. Desse modo, o primeiro obstáculo é escolher o regime ideal para o negócio, como o Lucro Real, o Simples Nacional e o Lucro Presumido.

Essa escolha deve ser feita conforme a estrutura da empresa e o seu faturamento anual. O intuito é não adotar o regime errado para não arcar com tributos maiores do que devido. Para esse fim, contrate um contador especializado nessa temática e evite complicações.

Depois de finalizar a etapa anterior, efetue uma gestão fiscal eficaz e focada em bons resultados. É necessário que uma empresa de sucesso cumpra o prazo de todos os impostos governamentais, pois evitar multas e atrasos. Esse comportamento é fundamental para toda companhia que deseja crescer comercialmente.

4. Administrar o tempo de trabalho

Já no dia a dia com um negócio físico ou digital, administrar o tempo é fundamental. Atuar pela internet, por exemplo, proporciona diversas vantagens ao empreendedor, mas essa ferramenta pode reduzir o foco e o andamento operacional. 

O caminho para vencer esse gargalo é preparar atividades e obrigações em um quadro, usando a metodologia Kanban. Ela funciona através da divisão de afazeres em categorias, como “em execução”, “pendente” e “concluída”. Cumpra tudo à risca e corra das distrações.

5. Criar vantagem competitiva

Pouco importa se você administra um negócio que fatura menos de R$ 100 mil anualmente ou R$ 1 milhão, o obstáculo de habilitar a demanda mercadológica sobre uma solução comercial (produtos ou serviços) e gerar vendas vai existir da mesma forma. O que indica se esses desafios serão ultrapassados é a capacidade para lidar com eles.

Felizmente, em toda dificuldade há uma oportunidade a ser reconhecida. Dessa maneira, tenha em mente que você teve êxito orientando o mercado e fazendo com que consumidores se interessem pela sua mercadoria. Eles agora ao invés de gastar com a concorrência, gastam com você. Isto é, você gerou uma das maiores vantagens competitivas para sua empresa. Por isso, use a criatividade para se destacar.

Por fim, se você quer saber mais algumas dicas sobre qual a melhor forma de empreender sozinho, veja o vídeo do canal da Hotmart.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Pode ser do seu interesse