quinta-feira, 1 de dezembro de 2022 - 01/12/2022 13:15:58
Como Empreender no Brasil

Se você é mãe e empreendedora, sabe como não é fácil conciliar as duas coisas. Além de cuidar da família, você precisa gerenciar o seu negócio, o que pode ser bastante estressante. No entanto, você não está sozinha nesta luta. Existem outras mães empreendedoras que enfrentam os mesmos desafios que você.

Se você é uma delas, este artigo é para você. Aqui, vamos discutir o desafio do empreendedorismo materno na sociedade. E tenha certeza que não são poucos…

O que este artigo aborda:

O que é o empreendedorismo materno?

O empreendedorismo materno é um termo que descreve mulheres que iniciam ou mantêm uma atividade empresarial, enquanto criam e cuidam de seus filhos.

As mães empreendedoras são cada vez mais comuns nos dias de hoje, já que muitas mulheres optam por ter carreiras fora do lar, além de serem responsáveis pelo cuidado dos filhos. No entanto, essa dupla jornada pode ser extremamente exaustiva e desafiante.

Algumas mães empreendedoras enfrentam dificuldades para equilibrar o trabalho e a vida familiar, enquanto outras podem não ter o apoio necessário da família ou da sociedade. No entanto, muitas mulheres continuam a lutar pelo seu direito de ser dona do próprio negócio e de ter uma família feliz e saudável.

Existem muitos recursos disponíveis para ajudar as mães empreendedoras, incluindo grupos de apoio, mentores, criadores de conteúdo digital e até mesmo programas de aceleração. Com o apoio certo, elas podem encontrar o sucesso nos negócios e na vida familiar.

O empreendedorismo materno nos dias de hoje

O empreendedorismo materno nos dias de hoje não é uma tarefa fácil. Isso porque as mães são, na maioria das vezes, responsáveis pelo cuidado dos filhos e pela gestão da casa. Além disso, elas também precisam trabalhar para sustentar a família. Diante desse cenário, muitas mulheres veem o fato de ter um negócio próprio como uma forma de conciliar os compromissos familiares com a carreira profissional.

No entanto, o empreendedorismo materno enfrenta diversos desafios. Para Pedro Amorim, consultor de negócios da Estação Indoor Agência de Marketing Digital, uma das principais barreiras é o preconceito social.

Na opinião do especialista, ainda existe a ideia de que as mulheres devem assumir apenas os papéis de esposa e mãe. Um outro problema é a falta de apoio por parte da família e da sociedade. Muitas vezes, as mulheres são impedidas de seguir seus sonhos por conta da pressão social e familiar.

Além disso, o empreendedorismo materno exige um alto grau de dedicação e organização. As mães precisam aprender a equilibrar o trabalho com as responsabilidades familiares. Isso pode ser um grande desafio, especialmente para aquelas que estão iniciando um negócio.

No entanto, o consultor de negócios aponta que o empreendedorismo materno também apresenta diversas vantagens. Uma das principais é a flexibilidade de horários. Muitas mães encontram na liberdade de escolher seus próprios horários uma forma de equilibrar a vida pessoal e profissional. Outra vantagem é a possibilidade de criar um negócio que seja compatível com o estilo de vida da família.

Além disso, também oferece a oportunidade de criar laços mais fortes com os filhos. Muitas mães afirmam que, ao trabalharem por conta própria, elas passam a ter mais tempo para ficar com os filhos e acompanhar o dia a dia da família.

As diferentes formas de empreender materno

Criar um negócio do zero requer bastante dedicação e é um processo que pode levar algum tempo para dar certo. Mas é uma ótima opção para uma mãe que quer ter total controle sobre o seu empreendimento. Já trabalhar a partir de casa permite maior flexibilidade nos horários e na escolha dos clientes, além de reduzir os custos com transporte e alimentação fora de casa.

Por outro lado, franquias são uma forma de empreender mais segura e com menos riscos, já que o franqueado usufrui da marca e do know-how da franqueadora. Para quem quer ter um negócio em parceria, a sociedade limitada é uma boa opção.

A fim de manter um empreendedorismo materno de forma sustentável, a futura empresária precisa encontrar uma ideia para que se torne um negócio, é importante fazer um levantamento de que tipo de atividade se adapta mais à sua rotina.

Para isso, liste o que você gosta de fazer, o tempo disponível (Sabemos que com criança pequena em casa é difícil, por isso pense como conciliar o dia com as atividades do bebe) e as habilidades que possui. Depois, pesquise sobre o mercado em que pretende atuar e analise as oportunidades e ameaças.

Vale a pena também buscar inspiração em outras pessoas que já trilharam esse caminho para obter mais informações e evitar algum bloqueio criativo. Por fim, após avaliar todos os fatores envolvidos na escolha da ideia de negócio, é hora do planejamento estratégico e financeiro do seu novo empreendimento.

Prós e Contras de empreender materno

Embora o empreendedorismo materno seja uma ótima maneira de complementar a renda familiar, é importante considerar os prós e contras antes de embarcar nessa jornada. Aqui estão alguns pontos a serem considerados:

Pontos a favor

  • Você pode trabalhar em casa, o que significa que pode economizar em despesas como transporte e creche;
  • Você tem mais flexibilidade para organizar seu tempo e esforços, o que significa que pode ajustar seu trabalho às suas necessidades diárias;
  • Você pode criar um ambiente de trabalho mais tranquilo e menos estressante, o que é bom para sua saúde mental e física.

Pontos Contra

  • Pode ser difícil conciliar o trabalho com as responsabilidades domésticas e familiares;
  • Você pode enfrentar problemas de isolamento social e sentir-se sozinho quando estiver trabalhando em casa;
  • Você pode ter dificuldades com o empreendedorismo materno para gerenciar seu tempo e esforços, resultando em trabalho excessivo e pouco tempo livre;
  • Sem um ambiente de trabalho formal, você pode se sentir desmotivado e sem foco;
  • Pode ser difícil manter a disciplina de trabalhar em casa, especialmente se houver distrações.

5 desafios do empreendedorismo materno

Empreender é uma tarefa difícil, e quando se é mãe, o desafio parece ainda maior. A sociedade não facilita a vida das mães empreendedoras: há poucas políticas de apoio à maternidade, e as mulheres ainda são responsáveis ​​pela maioria das tarefas domésticas. Além disso, elas enfrentam um déficit de capital de giro e de recursos para investimento, o que torna mais difícil para elas iniciarem e expandirem seus negócios.

É preciso ter coragem e determinação para empreender com sucesso, mas o empreendedorismo materno também precisa de um bom planejamento e organização. Aqui estão alguns dos principais desafios que as mães enfrentam ao tentar equilibrar trabalho e família:

1. Falta de tempo

Uma das principais barreiras para o sucesso do empreendedorismo materno é a falta de tempo. As mães precisam cuidar da casa, dos filhos e trabalhar, o que pode ser exaustivo. É importante aprender a equilibrar o trabalho com as responsabilidades familiares, para que nenhuma das áreas sofra.

2. Falta de apoio

Outro grande desafio para as mães empreendedoras é a falta de apoio. É importante ter um bom suporte emocional e prático, especialmente se estiver criando um negócio do zero. Muitas mães têm que lidar com o julgamento dos outros, bem como com a pressão para ser perfeita. É importante lembrar que não há nada de errado em pedir ajuda – de fato, é necessário para o sucesso do seu negócio.

3. Falta de capital

Uma das principais razões pelas quais as mães empreendedoras fracassam é a falta de capital. Muitas mulheres não têm acesso a empréstimos, e aquelas que conseguem, geralmente têm juros altos. Além disso, elas enfrentam um déficit de capital de giro, o que significa que têm dificuldade para manter seus negócios funcionando.

4. Falta de experiência

Outro grande problema para o empreendedorismo materno é a falta de experiência. Muitas mulheres são novas no mundo dos negócios e não têm ideia de como começar ou expandir um negócio. É importante pesquisar e aprender o máximo possível sobre o assunto, antes de iniciar seu próprio negócio.

5. Falta de rede

Com certeza, a falta da rede de apoio é uma das maiores dificuldades para o empreendedorismo materno. É importante construir um bom sistema de suporte, especialmente se estiver iniciando um negócio do zero. Todas precisam de pessoas que as apoiem e as aconselhem, para que possam ter sucesso.

5 dicas para vencer os desafios do empreendedorismo materno

A maternidade é um desafio para qualquer mulher, mas pode ser ainda mais difícil para as mulheres que são empreendedoras. Elas precisam equilibrar o trabalho e a família, além de lidar com as responsabilidades de ser uma mãe.

Porém, como em todos os desafios, há sempre um lado positivo. O empreendedorismo materno é uma ótima oportunidade para aprender e crescer como pessoa e profissional. E não é somente isso: ter um negócio próprio também traz diversos benefícios para a família.

Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para que as mães possam enfrentar os desafios do empreendedorismo materno com sucesso:

1. Tenha foco

O primeiro passo para qualquer negócio é ter foco e determinação. Quando se é mãe, essa característica fica ainda mais evidente, pois ela precisa lidar com várias responsabilidades ao mesmo tempo.

2. Seja organizada

Outro ponto importante é a organização. No empreendedorismo materno é preciso dividir o tempo entre o trabalho e a família, além de ter cuidado com as finanças. Tudo isso exige muita disciplina e organização.

3. Aprenda a delegar

Uma das maiores dificuldades do empreendedorismo materno é saber delegar tarefas. Porém, aprender a fazer isso é fundamental, pois assim elas conseguem focar no seu negócio sem deixar de lado a família.

4. Busque equilíbrio

O equilíbrio é outro ponto importante para as mães empreendedoras. Elas precisam encontrar um meio-termo entre o trabalho e a família, para que nenhum dos dois sofra com isso.

5. Mantenha o bom humor

Por fim, mas não menos importante, é preciso manter o bom humor. O empreendedorismo materno pode ser estressante às vezes (como em qualquer negócio), mas é preciso ter sempre em mente que vale a pena.

Empreendedorismo Materno: Embarque nesta jornada!

Na sociedade atual, o empreendedorismo materno tem sido cada vez mais valorizado. No entanto, ainda há muitos desafios a serem superados. Em primeiro lugar, é preciso ter um bom planejamento para conciliar a vida pessoal com a profissional.

Empreender significa assumir riscos, mas também abrir novas oportunidades. Para as mães empreendedoras, isso significa ter a chance de conciliar a vida pessoal com a profissional, além de ter mais flexibilidade e autonomia. No entanto, é preciso estar atento às dificuldades e desafios que podem surgir no caminho.

Por isso afirmamos que com disciplina, organização e apoio da família, é possível superar os obstáculos e ter sucesso no empreendedorismo materno. As dificuldades são grandes, mas no final, você que é mãe, verá como será gratificante esse passo que você deu na sua vida. 

Por fim, se você quer saber mais sobre o empreendedorismo materno, veja o vídeo do canal Denise Manzoni.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Pode ser do seu interesse