quarta-feira, 30 de novembro de 2022 - 30/11/2022 09:15:56
Como Empreender no Brasil

Quanto mais empresas inovadoras são inauguradas, mais dinheiro e riqueza é movimentado no país de modo direto ou indireto.

Nos últimos tempos nós escutamos falar uma coisa: o desemprego e a crise econômica. No mesmo momento em que o país se naufragava no déficit e no pessimismo econômico, várias empresas conseguiram passar pela fase ruim e se tornaram grandiosas.

A cada dia que passa nascem mais empreendimentos por aqui. De acordo com o Sebrae, 11 milhões de empresas foram inauguradas no país nos últimos tempos por pessoas que estavam desempregadas.

São pessoas que usaram o dinheiro da rescisão para montar o próprio negócio, ou que por conta de serem mais velhas não conseguiram se reinserir no mercado de trabalho.

Mas porque o empreendedorismo é associado ao desenvolvimento econômico? A longo prazo, qual a importância do empreendedorismo para a economia?

O empreendedorismo é o coração da economia e tem como principal objetivo sua recuperação. Ele está ajudando o país a se reconstruir, pois o investidor é o principal interessado em captar oportunidades e tem a coragem de apostar naquilo. 

Os empreendedores são responsáveis por criar soluções para deduzir custos e desperdícios em todos os ramos (agricultura, indústria alimentícia, construção civil e outras demais), geram empregos e incentivam o consumo.

O que este artigo aborda:

Porque o empreendedorismo vem crescendo no Brasil?

Além do empreendedorismo que cresceu com a crise brasileira por necessidade, existem outros aspectos que contribuem para o crescimento do empreendedorismo no país.

Novas oportunidades surgiram com o avanço da Nova Economia

As evoluções da tecnologia deram começo a uma viagem sem volta. A maneira como vivemos em sociedade se transformou, e com isso nossos comportamentos e hábitos também.

A nova economia é voltada para estimular as oportunidades através da inovação constante. Desafiando a sabedoria convencional da Era Industrial e provoca uma mudança estrutural do comportamento de consumo, das relações comerciais e das dinâmicas de produção.

Em um cenário de profundas transformações tecnológicas e comportamentais, serviços, produtos e indústrias inteiras estão sendo trocados por maneiras mais eficazes de trabalho. No entanto, não são todas as empresas que são capazes de acompanhar a quebra da Nova Economia.

É fundamental estudar o empreendedorismo para sobreviver e se adaptar para não ficar para trás.

Baixo investimento inicial para abrir uma empresa digital

Montar um negócio é mais simples e rápido com a internet.

Através de um computador e com poucos recursos é possível inaugurar um pequeno site ou loja virtual e iniciar sua carreira de empreendedor sem grandes complicações.

Pela internet você consegue investir bem menos do que montando um empreendimento físico, já que dispensa despesas com aluguel e outros gastos fixos para abrir uma empresa ou adquirir um grande estoque, embora exija investimentos mínimos com marketing e desenvolvimento de produtos, óbvio.

De qualquer forma, se economizar com as despesas iniciais, é possível redirecionar o dinheiro e tempo disponível para fazer cursos online sobre empreendedorismo, formação executiva e gestão, por exemplo.

Porque o empreendedorismo é importante para a sociedade?

O empreendedorismo é uma atividade que ajuda de várias formas no desenvolvimento do país. Além de gerar mais empregos, o empreendedorismo contribui no desenvolvimento de novas tecnologias e na criação de produtos e serviços que valorizam o mercado de consumo.

Junto com a alfabetização, a distribuição de renda e outros aspectos de avaliação que geram riqueza como o PIB (Produto Interno Bruto), o incentivo do desenvolvimento tecnológico é um dos pilares que sustentam os países desenvolvidos.

Ao executar um papel protagonista da inovação, junto de outros players como a ciência, governo e universidade, os empreendedores tornam-se peças principais da economia do país, se tornando fundamentais nas sociedades.

Empreendedorismo gerando empregos

Um país que não tem emprego é um país sem dinheiro sendo movimentado, portanto não gera riqueza. Isso ocorre porque a mão de obra e a manutenção dos postos de trabalho são essenciais para o desenvolvimento econômico.

É aí que o empreendedorismo entra. Ao montar um negócio novo, os empreendedores irão precisar de mão de obra e portanto, promovem vagas de emprego.

Levando em consideração somente os empreendedores iniciais que geraram pelo menos um emprego, eles se tornaram responsáveis pela geração de cerca de 6,5 milhões de postos de trabalho, sejam oficializados ou não.

Inclusive, no total já são mais de 6 milhões de pequenos negócios no país, sendo equivalente a 52% da geração de empregos com carteira assinada no ramo privado.

O iFood e o Uber, por exemplo, são responsáveis pela fonte de renda de aproximadamente 4 milhões de autônomos no país. 

Por fim, se você ainda tem dúvida do porque empreender é importante, veja o vídeo do canal Fernando Vítolo.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Pode ser do seu interesse