quarta-feira, 30 de novembro de 2022 - 30/11/2022 06:05:35
Como Empreender no Brasil

O Brasil já possui mais de 51 milhões de empreendedores registrados no Microempreendedor Individual (MEI) e a tendência é que esse número cresça cada dia mais, principalmente entre os jovens. Segundo uma pesquisa do Sebrae, 22,2% dos empreendedores têm entre 18 e 24 anos – em 2017 esse número era de 18,9%.

Ainda assim, o medo de arriscar com o negócio próprio ainda existe e, por esse motivo, tem quem esteja adiando a decisão. Guy Peixoto Neto, mentor de empreendedorismo jovem, quando tinha somente 22 anos abriu sua primeira empresa. Ele preparou algumas boas razões para tomar a iniciativa do empreendedorismo:

O que este artigo aborda:

1. Lucrar a partir de uma ideia sua

A emoção de lucrar com algo que você criou é espetacular e há diversos benefícios. Entre eles: obter remuneração através de uma ideia sua é muito mais empolgante e motivador do que ficar dependendo de um salário, por exemplo. Ademais, você tem o poder de decidir sobre o que deseja fazer com sua vida, já que a escolha sobre o destino do dinheiro é completamente sua, sem limitações. É 100% o dinheiro da sua dedicação, ao contrário de receber uma remuneração junto com um holerite. 

2. Ser o seu próprio chefe

Segundo uma pesquisa da OnePoll, 77% dos trabalhadores desejam ser seus próprios chefes. A responsabilidade não é reduzida, muito pelo contrário, ela se torna muito maior, mas cabe a você determinar o nível de autonomia, de pressão, qual a programação a ser seguida e como deve ser efetuada. Você também aprende a gerenciar melhor não somente o seu negócio, e sim, a sua vida.

3. Autonomia na própria carreira

Quando você começa a empreender, as escolhas da sua carreira são de sua responsabilidade e isso é motivador. Isso quer dizer autonomia para determinar quais os melhores caminhos a seguir profissionalmente. As falhas irão lhe ajudar a trilhar para onde vai o negócio. Dessa forma, quanto mais rápido aprender com os erros, melhor preparado você estará. Uma grande vantagem é a liberdade de errar sem ficar com medo de ser demitido.

4. Trabalhar com o que ama

Quem se torna um empreendedor, normalmente quer trabalhar com algo que ama fazer e é necessário buscar o que o deixa motivado. Se for para atuar com algo que não lhe agrada, talvez seja melhor seguir trabalhando remunerado em uma empresa. Se tem amor no que se faz, tudo flui naturalmente e as tarefas diárias deixam de ser uma obrigação, tornando-se um prazer.

5. Criar oportunidades de emprego

A melhor maneira de ajudar as pessoas não é dando dinheiro, mas sim, oferecendo uma oportunidade de emprego abrindo as portas para que a pessoa faça parte da equipe. Torcer para que alguém participe do seu negócio e se sinta realizada não se trata de oferecer um benefício individual, mas para toda uma família.

6. Ser inspiração para outras pessoas

Ter uma história de superação e mostrar que é possível tornar-se um empreendedor embora tenha muitas dificuldades, é um exemplo e serve como uma fonte de inspiração para quem quer fazer o mesmo. Isso muda as pessoas e torna real o que antes era somente uma expectativa.

7. Desenvolver maturidade

Ser um empreendedor te faz uma pessoa melhor, afinal de contas, você passa por vários desafios que não se depararia no dia a dia como funcionário de uma empresa. Os desafios proporcionam um aprendizado que não pode ser encontrado somente nos livros. Temos o conhecimento da teoria estudando, mas é através da prática, do contato com as pessoas e das adversidades que a pessoa tem o amadurecimento.

8. Mostrar que você é capaz

Quem se torna um empreendedor quer principalmente duas coisas: produzir algo que de alguma forma facilite a vida das pessoas e, claro, ter o próprio dinheiro. Quando se desenvolve um serviço ou produto que gera interesse e, a partir dele, a vida das pessoas fica mais fácil, é imensamente satisfatório. Se trata de um incrível sentimento de realização pessoal.

Quer saber mais sobre por que ser empreendedor? Veja o vídeo do canal do Erico Rocha.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Pode ser do seu interesse