quinta-feira, 1 de dezembro de 2022 - 01/12/2022 22:23:52
Como Empreender no Brasil

É normal que as pessoas fiquem em dúvida entre empreender ou investir. Afinal de contas, os dois desafios parecem ser completamente diferentes.

Logo, as pessoas crerem que precisam optar por apenas por um dos dois. No entanto, já vamos adiantar que esse não é o caso. A depender da situação, é possível fazer as duas atividades ao mesmo tempo e colher bons frutos.

No entanto, para saber como fazer isso, é relevante entender um pouco sobre cada opção. É desse tema que iremos falar neste artigo. Com as informações corretas, será mais fácil optar pelo melhor percurso a trilhar, podendo, até mesmo, combiná-los. Bora lá!

O que este artigo aborda:

Benefícios de montar um negócio

Não é anormal as pessoas desejarem ser donas do próprio negócio. De acordo com a pesquisa da Onepoll, aproximadamente 77% dos brasileiros têm o sonho de empreender.

No entanto, o candidato ao novo negócio deve entender as vantagens e desvantagens de montar uma empresa investindo tempo e dinheiro no projeto.

Montar um negócio pode ser algo bem lucrativo, promovendo uma estabilidade financeira para o empreendedor. Todavia, isso demora um tempo para ocorrer, e varia bastante conforme o tipo de negócio.

Outro benefício de abrir uma empresa consiste em reduzir as incertezas que certos tipos de emprego trazem. Por exemplo, é possível que a qualquer hora uma demissão ocorra. 

Da mesma maneira, empreender é benéfico, pois possibilita uma flexibilidade de horário de trabalho em determinadas horas.

Ademais, possibilita que o empreendedor atue com o que realmente lhe atrai. Ou seja, para quem adora viajar, montar uma empresa de viagens ou um site de turismo pode ser uma excelente alternativa.

Além disso, o empreendedor tem a chance de aumentar seus ganhos cada dia mais, como resultado de sua dedicação. Por fim, existe ainda uma autonomia que improvavelmente o emprego comum pode favorecer. 

Uma forma de começar um negócio de maneira mais simples e segura é investindo em uma franquia. Esse tipo de negócio vem preestabelecido, juntamente com uma marca reconhecida no mercado.

Deste modo, o empreendedor consegue o know-how da franqueadora, com serviços ou produtos testados e aprovados no mercado. E ainda, possui vários suportes da marca, o que torna o negócio bem benéfico. 

Benefícios de investir

Os brasileiros têm buscado cada vez mais maneiras de conseguir investir o seu dinheiro, seja através de aplicações financeiras ou em um negócio próprio.

Entre investir ou empreender, é necessário analisar qual deles se encaixa melhor às suas características e ao momento em que está vivendo.

Um dos benefícios de investir seu dinheiro é fazer com que ele trabalhe para você. Em um negócio próprio, é você que faz com que o capital cresça.

Deste modo, investir no mercado financeiro é uma maneira de juntar patrimônio ao longo do tempo. No entanto, é preciso levar em consideração determinados riscos no decorrer desse processo.

Há diversas alternativas de investimento, algumas mais seguras e com uma rentabilidade menor. Ou então outras bastante arriscadas, mas que podem proporcionar um grande lucro.

O investidor pode diferenciar suas aplicações, de maneira a não colocar “todos os ovos em uma única cesta”.

Investir demanda bastante atenção para definir bem as aplicações. E diferente de empreender, isso pode não causar a satisfação de começar um projeto próprio em sua vida.

Ou seja, montar uma empresa é algo que pode ser bastante gratificante, com possibilidades de lucros sem limite.

Ademais, o empreendedor pode mudar não somente sua vida, mas de toda a sua família e construir um legado.

Além disso, é gratificante atuar com o que gosta, e ver a satisfação dos clientes, também são coisas que dinheiro nenhum paga.

Qual a diferença entre empreender e investir?

Como dito anteriormente, empreender ou investir são projetos distintos, mas que podem se complementar em determinada medida.

O empreendedor pode iniciar um negócio e, mesmo assim, reservar uma quantia para aplicar no mercado de ações ou em fundos de investimento, por exemplo. 

Empreender está mais associado a criar um projeto, ocupando seu tempo com bastante esforço e dedicação à empresa.

Ademais, um empreendedor é o responsável direto pelo fiasco ou sucesso do negócio. Portanto, estamos nos referindo a algo que exige muito planejamento.

Já investir é considerado algo mais passivo. Como muitos dizem, é como colocar o dinheiro para atuar para você. 

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida em qual a melhor opção empreender ou investir, veja o vídeo do canal do Tiago Reis.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Pode ser do seu interesse