quarta-feira, 30 de novembro de 2022 - 30/11/2022 17:49:11
Como Empreender no Brasil

O ramo da beleza e estética está cada dia mais se expandindo no país e podemos observar isso de várias formas, através dos salões de beleza, barbearias, entre outros.

De acordo com a pesquisa do Sebrae, com base nos dados do Portal do Empreendedor, no ano de 2016 já apontavam 600.244 MEIs no ramo da beleza.

E em razão da crise da covid-19, várias pessoas ficam sem seus empregos e a ideia desse tipo de negócio proporciona que a pessoa trabalhe até mesmo de casa, ou em domicílio. 

Vale ressaltar que é importantíssimo que você se qualifique e faça cursos para se tornar um profissional do ramo.

Não há dúvidas de que esse mercado é promissor e com diversas áreas a serem exploradas, com altas chances de lucro.

Isso ocorre pelo fato de que várias pessoas estão procurando, constantemente, recursos para ficarem esteticamente mais bonitos.

Nesse artigo, iremos dar dicas para ajudar o seu negócio a ter sucesso. Veja!

O que este artigo aborda:

1. Digitalize a gestão

É essencial que os empresários dessa ramo estudem e utilizem um dos diversos softwares especializados em gestão para locais de beleza, que cumprem também uma legislação específica para as relações de trabalho, a parceria, baseado na Lei do Salão Parceiro (Lei n° 13.352 de 2016).

O regime de parceria desse ramo pede uma administração específica e diferenciada. Esses programas aceleram processos evitando diversos problemas.

2. Equilibre o faturamento entre presencial e online

Os empreendedores e profissionais do setor precisam desenvolver as ofertas de serviços online.

As restrições causadas pela pandemia do covid-19 fez com que houvesse uma queda de faturamento de aproximadamente 90% para os serviços de estética, que dependem na maioria das vezes 100% do presencial. O ramo necessita buscar alternativas online, tais como venda de produtos de beleza, serviços de diagnósticos digital e de mentoria, entre outros. Não só porque pode acontecer outras restrições pela frente, mas também porque a forma de pensar do consumidor mudou.

3. Venda para comunidade

Quem investe na inserção de certos tipos de comunidades possui benefícios atualmente. A comunidade é um grupo de pessoas que se unem por uma causa: grupos pró sustentabilidade ambiental, veganos, ou com motivações étnico-culturais como as barbearias ou salões afro. O empreendimento necessita aderir as causas da comunidade em que está se inserindo, defendendo os valores do grupo e produzindo conteúdo para eles. 

4. Venda por propósito (venda engajada)

Esse é um item parecido ao anterior, relacionado aos negócios pautados em “causas”. Além de comercializar porque faz parte daquele grupo, que, por exemplo, utiliza produtos nomeados “verdes”, seu negócio possui também cuidados com a produção de resíduos, com o tratamento de efluentes, com a neutralização de carbono, com a sustentabilidade de forma geral. Com isso você promove o “compra engajada” para seu negócio. Outra tendência bastante consolidada. 

5. Estabeleça uma forte conexão com seu consumidor

Ofereça ideias e serviços que criam uma conexão com seus clientes. Temos algumas alternativas. O “engajamento por plano de serviços” em que, por exemplo, é disponibilizado um cronograma capilar em diversas fases para clientes com cabelos danificados, engajando esse cliente durante o período de tratamento, baseado na disseminação da ideia de tratamento constante. Há também o “engajamento gamificado”. Por exemplo, uma barbearia que organiza competições de e-sports entre os clientes e, dessa forma, mobiliza uma clientela. E possui ainda a conexão puramente ideológica, conforme o que falamos anteriormente. 

6. Construa e lidere uma rede

Estamos nos referindo a posicionamento, de juntar um time de profissionais e divulgar os serviços e seus diferenciais e, dessa forma, buscar seguidores. Expor para o público sua expertise, colocando em destaque os serviços concluídos e o popular “antes e depois”, é uma forma consistente de ganhar espaço.

Em sua rede também é considerável captar clientes a partir da postagem de conteúdo que é aderente ao perfil do negócio. Um exemplo, uma barbearia que posta frases motivacionais voltadas para o público masculino.

Por fim, se você quer saber mais sobre como empreender na área da beleza, veja o vídeo do canal Sebrae PR.

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