quarta-feira, 30 de novembro de 2022 - 30/11/2022 23:47:30
Como Empreender no Brasil

Diversas pessoas desejam ter um negócio próprio, mas não sabem ao certo porque estudar empreendedorismo é tão importante. A verdade é que, uma parte dos empreendedores brasileiros começam suas empreitadas somente com bastante vontade e sem nenhum conhecimento real do que seja gerenciar uma empresa por menor que ela seja.

A falta de conhecimento tanto teórico como prático com relação ao empreendedorismo é um dos motivos que levam tantos negócios a não darem certo antes mesmo de completar pelo menos 5 anos de vida. Sem dúvidas, isso poderia ser evitado se os empreendedores dedicassem um tempo para estudar as melhores maneiras, métodos e ações para alavancar suas ideias e alcançar seus sonhos.

Quem procura se preparar e agregar conhecimentos sobre o mercado e tudo relacionado ao empreendimento, sem dúvidas, está alguns passos à frente de seus concorrentes que também estão começando seus projetos. Há uma ilusão bastante comum em pensar que administrar uma empresa é fácil, pode até ficar fácil em certo momento, mas isso exige maturidade e organização, no começo é necessário muita dedicação e trabalhar duro para mantê-la firme e fazê-la evoluir.

O que este artigo aborda:

Qual a importância de empreender?

Antes de aprofundar nos motivos que fazem com que seja tão importante estudar o empreendedorismo, vamos entender primeiro um pouco mais da importância do conceito em si. Já a algum tempo o empreendedorismo tem um papel de cada vez mais destaque.

Ele ajuda, efetivamente e na prática, para a evolução socioeconômica da região e do país. Para se ter uma noção do tanto que o empreendedorismo representa para o país, em torno de 52 milhões de pessoas têm um negócio próprio, de acordo com a Empresa de Pequeno Porte e o estatuto da Microempresa. Com relação aos número associados a desempenho, essa locomotiva de empreendedores é responsável por uma parcela de cerca de 30% do PIB – Produto Interno Bruto.

O empreendedorismo ainda contribui para:

  • Movimentação da Economia regional e do país;
  • Contribui na resolução de problemas presentes na sociedade através da promoção da criatividade e desenvolvimento;
  • Geração de emprego no país;
  • Geração de concorrência e, consequentemente, estimula a competitividade, bem como a evolução e aperfeiçoamento dos produtos e serviços disponibilizados.

Mas, obviamente, ser um empreendedor não é uma tarefa simples, não pense que basta somente ter uma ideia, querer ter um negócio próprio e, do nada, iniciar um empreendimento.

Dessa forma, preparamos 3 motivos que vão evidenciar toda a importância que tem em estudar com persistência o empreendedorismo. Veja abaixo.

4 motivos para estudar empreendedorismo

1. Evolução do empreendedor

Por mais que você tenha boa vontade, isso não é o suficiente para seu negócio dar certo. Portanto, estudar o mercado, ir em palestra, planejar a empresa, realizar cursos e workshops específicos e dialogar com empresários mais experientes faz total diferença, pois aprimora o desenvolvimento prático do empreendedor, expande sua visão e aumenta as chances de ter sucesso com suas ações.

2. Atualização

As mudanças acontecem constantemente em todos os mercados e estar sempre atento a elas é fundamental. Estude as evoluções tecnológicas, saiba os novos tipos de matérias-primas, novos fornecedores, as tendências de mercado, possíveis nichos de clientes e maneiras mais efetivas de administração da empresa. Dessa forma, além de informado e atualizado, você também pode realizar um empreendimento focado em inovação e ficar à frente dos seus concorrentes que não tem o mesmo conhecimento.

3. Evite que seu negócio seja estagnado

Um negócio de êxito é aquele de além de antenado, possui objetivos e metas claras e que está em frequente movimento. Dessa forma, de tempos em tempos ele pode evoluir um pouco mais, ampliar sua atuação e evitar a estagnação. Muitos se perguntam como fazer isso, e a resposta é: estude, invista em qualificação para seus colaboradores, prepare seus líderes, gerando uma cultura organizacional diferenciada que estimule o crescimento constante.

4. Construa sua rede

No começo do empreendimento é bem difícil. O processo é cansativo e demorado e, diversas vezes, não frutífero, principalmente se você está sozinho.

A construção de rede inicia uma nova perspectiva para saber o papel de uma indústria e as conexões para que você consiga procurar seus próprios leads ou criar seu próprio nicho em um ramo.

Quer saber mais sobre por que estudar empreendedorismo? Veja o vídeo do canal Gerando Empreendedores.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Pode ser do seu interesse